quarta-feira, 16 de novembro de 2011

OS HÁBITOS POSTURAIS

Tema: Os Hábitos Posturais


A - A Coluna Vertebral ou Espinha Dorsal

É constituída por 33 ossos (as vértebras).
Ela é a base de sustentação de todo o nosso corpo, influenciando em nosso bem-estar físico e nossa capacidade de movimento.
O homem, diferentemente dos animais (quadrúpedes), caminha sobre dois pés (bípede). Sua coluna vertebral fica em posição vertical e apoiada somente sobre as pernas (além disso, a caixa torácica, que é a parte mais pesada, está em sua porção superior). Por isso, para manter-se ereta, a coluna vertebral e a caixa torácica necessitam do auxílio dos músculos: das costas, do peito e do abdômen.
As atividades da Educação Física além de contribuir no fortalecimento muscular da coluna vertebral, ajudam na manutenção da coluna ereta.




Cuidados com o esqueleto e as articulações
Todos nos devemos adotar certas medidas para evitar problemas nos ossos e nas articulações. Veja algumas delas:
• Mantenha sempre uma postura correta – ao andar, sentar-se ou ficar de pé. Ao sentar, mantenha toda a extensão das costas apoiada na cadeira ou no sofá, sem pender para os lados para a frente ou para trás.
• Evite carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de um lado do corpo. Isso vale para quando estiver levando, por exemplo, uma mochila cheia de cadernos e livros.
• Alimente-se corretamente, procurando manter seu peso dentro dos limites adequados; o excesso de peso pode acarretar vários problemas, como sobrecarga na coluna vertebral.
• Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos: você pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articulações.
• Pratique exercícios físicos regularmente, sempre com a orientação de especialistas.

Como proteger sua coluna


1. A melhor maneira de se deitar de lado é com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;
2. Qdo. deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;
3. Evitar dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;
4. Ao levantar-se, vire-se de lado, apoie-se nos braços, levando as pernas para fora da cama;
5. Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixar-se com as pernas flexionadas;
6. Usar um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o peso e a altura de cada pessoa;
7. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;
8. Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores;
9. Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.
10. Ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto;
11. Procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando;
12. Ao dirigir horas seguidas, é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto;
13. Não carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;
14. Ao caminhar, manter as costas retas, abdomen contraído, olhar para a frente. O sapato deve ter salto de base larga e leve e no máximo 4 cm de altura;
15. Nas atividades domésticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado;
16. Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.


UNIDADE: DESVIOS POSTURAIS

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas.
Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais, ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose .

A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é NORMAL nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.
Os desvios posturais tais como a Lordose cervical, Cifose dorsal, Lordose lombar e Escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés.
Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.
1- LORDOSE – É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdomên protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere se deitar.

2- CIFOSE - É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

3- ESCOLIOSE – é a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.


Os principais fatores que influenciam numa “Postura Pobre” são:


 Falta de auto-estima
 Falta de força muscular
 Atividades diárias em que a pessoa fica muito tempo sentada
 Encurtamento da musculatura posterior da perna
 Estresse físico, mental ou emocional
 Vida sedentária
 Ou o conjunto de tudo isso!

Um comentário: