quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS FUNDAMENTOS I- Handebol Os fundamentos 1. Empunhadura 2. Posição de Expectativa ou Posição de Base 3. Deslocamento

O HANDEBOL

O Handebol é um Desporto coletivo, de grande aceitação, pela sua facilidade. Entre os diversos estilos de esportes coletivos existentes no mundo todo o handebol é considerado como sendo um dos mais dinâmicos, vibrantes e rápidos da atualidade, um verdadeiro . A é apenas um dos requisitos básicos para ser um bom jogador de handebol, um esporte de muitas regras onde não há espaço para jogadores fora de forma.
Os conteúdos específicos do handebol podem ser classificados em: Progressões, Fundamentos, Táticas individuais ofensivas, Táticas individuais defensivas, Táticas coletivas ofensivas, Táticas coletivas defensivas, os Pontos específicos ofensivos e os postos específicos defensivos. Porém as propostas por mim utilizadas em nossas aulas, que o Método Parcial, apenas inclui as Progressões e os Fundamentos.
Progressões são quase todos os deslocamento feitos com ou sem a posse da bola. Com a posse da bola. Com a posse da bola ele pode ser realizado através de um, dois ou no máximo três passos em qualquer direção ou mesmo sem deslocamento. Lembramos que um passo no handebol é dado toda vez que se levanta um dos pés do chão e se torna a colocá-lo (apoiá-lo.


HANDEBOL: OS FUNDAMENTOS

São movimentos fundamentais do handebol que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma “correta” de execução de um movimento específico, descrito biomecanicamente. Por exemplo: o gesto técnico do passe de ombro no handebol – é a execução desse tipo de passe com menor desperdício de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficácia.
A seguir descreveremos os diversos fundamentos do handebol.


O domínio de bola deve ser desenvolvido pelos participantes do jogo para que consigam manter a posse de bola em situações difíceis. Muitas vezes o domínio de bola é feito através de batidas sucessivas ao solo (drible de bola).

I- Handebol Os fundamentos

1. Empunhadura
2. Posição de Expectativa ou Posição de Base
3. Deslocamento
4. Recepção
5. Passes
6. Progressão
6.1. Dribles
6.2. Sistema Trifásico
7. Fintas
8. Arremessos
9. Conta ataques



1- EMPUNHADURA

A empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos.
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da m ao em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.


POSIÇÃO DE EXPECTATIVA OU DE BASE

Todas as possibilidades de movimentação no jogo serão determinadas pela posição inicial, ela deve ser de acordo com o momento do jogo:

Para movimentos defensivos: o jogador fica voltado para seu adversário, com as pernas afastadas na diagonal e na largura dos ombros, com os joelhos semi-flexionados, a perna contrária ao braço de arremesso do adversário deve ficar à frente, o tronco levemente inclinado à frente e os braços elevados na altura do ombro o que vai facilitar o bloqueio se for possível realizá-lo.

Para movimentos ofensivos: o jogador deve estar sempre posicionado de frente para o gol (principal objetivo do jogo), suas pernas devem estar afastadas na largura dos ombros, os joelhos semi-flexionados, e os braços posicionados para receber a bola com os cotovelos semi-flexionados, as palmas das mãos devem estar voltadas para a bola.
Braços pouco flexionados e tensos ou então flexionados demais; Pernas excessivamente separadas ou pouco separadas; Posicionar-se de frente para o adversário quando se está na defesa; Não manter o olhar na bola;


deslocamentos

Os deslocamentos tem grande importância no desenvolvimento do jogo pois serve de suporte para as outras ações. Os deslocamentos tem como principal característica o fato que devem ser efetuados de forma equilibrada, para que se consiga sucesso nas ações realizadas (interceptar um passe, recepção, intervenção, etc.) os deslocamentos sempre são executados sem bola.
Os deslocamentos são efetuados em função de um objetivo específico do jogo sendo realizado: para frente, para trás, em diagonal e lateral em trajetórias retilínea ou curvilínea (parabólica).
Os deslocamentos poucas vezes se realizam em uma única direção e com velocidade constante, normalmente são feitos com mudanças de direção.


4 - Recepção:

A recepção é fundamental para se conseguir positivamente qualquer ação individual, combinação tática ou esquema estratégico. O fato de não dominá-la implica a perda de posse de bola para equipe e todas as conseqüências negativas que virão: perda de uma das fases do ataque, possibilidade de um contra-ataque adversário, etc.
É um fundamento que deve ser realizado sempre com as duas mãos, para garantir a eficiência em sua execução. Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar a literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recentemente com um erro, a prática atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol.
Para se obter uma boa recepção devemos partir da posição de expectativa e irmos de encontro à bola. As recepções podem ser feitas em várias alturas, dependendo da altura que a bola seja recepcionada:
1- Alta: Acima da cabeça;
2- Média: Altura do peito;
3- Baixa: Altura do quadril, Altura do joelho ou Junto ao solo.
A posição das mãos é muito importante para a execução eficiente da recepção:
No caso das recepções altas, as pontas dos dedos voltados para cima e as palmas das mãos voltadas para a bola, os polegares devem estar unidos e os dedos indicadores também, formando um triângulo, os cotovelos semi-flexionados e as mãos em forma de “concha”.
Para as recepções baixas o que muda é apenas o posicionamento das mãos, pois os dedos mínimos devem estar próximos e os polegares em posição oposta.
Habilidades fundamentais para uma boa recepção:
a- Olhos na bola – Vigiar a bola;
b- Receber a bola com as duas mãos;
c- Ir de encontro a bola;
d- Amortecer ligeiramente os braços para absorver o contato com a bola;
e- A bola deve ser imediatamente protegida de forma que o adversário não possa recuperá-la;


Erros mais comuns:
A- Posição errada das mãos (palma das mãos voltadas uma para a outra);
b- Segurar a bola apenas com os dedos;
c- A mão não está em forma de “concha”;
d- Os braços estão estendidos de maneira que não absorvem o contato com a bola;


5 - Passes

É considerado o fundamento mais importante, básico e imprescindível para que o jogo de Handebol possa desenvolver-se, sem o qual dificilmente poderá haver a colaboração entre os jogadores e o cumprimento dos objetivos ofensivos. Todo o jogo de uma equipe depende da exatidão e segurança do passe. A responsabilidade da segurança cabe ao passador, que deve observar se deve passar e como passar a bola a um companheiro.
São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.
O passe é utilizado para que seja dada a sequência no jogo, a boa execução desse fundamento pode alterar a velocidade do jogo. Vale lembrar que o movimento técnico do passe de ombro e do arremesso é o mesmo, o que muda é a força.
Os Passes classificam-se em: De Ombro e Especiais


OMBRO
Direto
Picado
Parabólico

ESPECIAIS
Pronação:
Parabólico:
Picado entre as pernas
Por trás da nuca


Erros comuns na execução do passe:

Não olhar para onde vai passar;
Empurrar a bola para frente;
Não empunhar a bola.


6- PROGRESSÃO

São as formas utilizadas pelos atletas para poder se deslocar no campo de jogo, quando está com a posse de bola. A progressão pode ser feita das seguintes maneiras:
Em batidas sucessivas;
Com ritmo trifásico;
Combinações (três passadas - passe, três passadas - arremesso, corrida e passadas - passe ou arremesso, drible - 3 passadas, etc.)
Com duplo ritmo trifásico ou Dupla Progressão.

6.1. DRIBLE
É o movimento de bater a bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento.
O drible é uma habilidade que essencial ao jogador de Handebol, é muito utilizado nas situações de contra-ataque e nas marcações individuais ou nos momentos de 1x1.
Deve ser executado evitando-se conduzir a bola, usar sempre a mão em cima da bola, e no momento de deslocamento deixar a bola lateralmente e a frente do corpo e mantendo o seu corpo sempre entre a bola e o jogador adversário (proteger a bola).
Os dribles classificam-se em:
De Progressão
De Proteção: estando o jogador de costas ou de lado para o adversário

6.2. SISTEMA TRIFÁSICO

Conhecido entre os atletas como as “três passadas”.
É considerada pela literatura específica do método parcial como um fundamento onde o jogador dá três passos à frente e em direção a meta adversária com a posse da bola. É quando o jogador começa a passada com o mesmo braço que realizará o arremesso, sendo assim, o jogador dá dois passos seguidos com a mesma perna.

Dupla Progressão ou Duplo Ritmo Trifásico – conhecido entre os atletas como “dupla passada”, é considerado pela literatura específica do método parcial como um fundamento onde o jogador dá “sete” passos com a posse da bola, sendo obrigatoriamente realizados à frente, da seguinte forma:
Os três primeiros passos são dados com a posse da bola imediatamente após ter recebido a mesma, E simultaneamente na execução do quarto passo o jogador terá que quicar a bola no solo uma vez,Tornar a empunhá-la e dar mais três passos com a bola dominada. Ao final do sétimo passo ele terá obrigatoriamente que passar ou arremessar a bola. A literatura indica que o primeiro passo deverá ser executado com a perna contrária ao braço que realizará o arremesso.


7- FINTAS

São as mudanças de direção feitas pelo jogador atacante com o objetivo de evitar a ação do defensor. Não podemos confundir a finta com o desmarque, embora o objetivo seja o mesmo – evitar a marcação do oponente direto. Sem dúvida, para que possa ser considerada finta, o jogador tem que estar de posse de bola e próximo ao seu adversário direto; enquanto o desmarque, pode estar colocado perto ou longe do adversário com ou sem a posse de bola.

8- ARREMESSOS

São os fundamentos que são executados sempre para tentar fazer o gol. A maioria dos arremessos podem ser denominados “de ombro” e seguem basicamente a mesma descrição de movimento a seguir – a bola
Deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação o úmero.
Podem ser executados das seguintes maneiras:
A- Parado – significa que um dos pés do arremessador ou ambos estejam em contato com o solo - usado no Tiro de 7 metros.

B- Em suspensão– significa que no momento do arremesso não há apoio de nenhum tipo, do arremessador com o solo;

C- Com queda para frente– significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente – arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre os pontas.

D- Com giro e queda (dois lados);

E- Com Rolamento – significa que após a bola ter deixado a mão o arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas, e eventualmente pelos pivôs.

CONTRA-ATAQUE

São as ações decorrentes do jogo, onde uma das equipes, após sua ação defensiva, inverte a situação do jogo indo à direção ao gol adversário. Em uma situação de ataque sem que a defesa adversária possa se posicionar de maneira adequada.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. me ajudou mt eu ia fazer um teste falando de handelbol e ñ sabia nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem tenho um questinorario pra fazer e nao sei nada

      Excluir
  3. muito bom me ajudou bastante adorei quando eu pracisar vou vim aqui neste site

    ResponderExcluir
  4. obrigada !
    me ajudou muito no meu trabalho !
    goste , e vou vir aqui no site sempre!....

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!!!
    Me ajudou muito no trabalho ;

    ResponderExcluir
  6. isso foi exatamente oque eu queria tudo isso ai... obrigado por esse favor :)

    ResponderExcluir
  7. nossa! muito obrigada, precisava saber para a prova de educação fisica!

    ResponderExcluir
  8. vlw tirei 16 pontos na minha redação vlw mesmo em ajudou bastante te devo uma aii

    ResponderExcluir
  9. muito bom amei me ajudou no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Vlw mesmo,... diferente de tudo que tinha encontrado, bem detalhado, com vocabulário fácil, muito bom !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Ótimo post!
    Qual a referência?? Preciso dela. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A experiência em aulas e treinamento de Handebol.
      Apostila do meu curso da UFRJ,

      Excluir
  13. Finalmente achei um site (ou blog) para fazer meu trabalho!! Vlw

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. muito obrigado para professora LUCIANA SOARES porte publicas estas medições é graças a essas medições que eu aprovei nas avaliações de educação física e pesso a outras pessoas que não disistam desse site mais outra vez obrigado proffessora e que não disista de publica coisas importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miguel,
      Divulge o blog nas sua rede para que eu volte a ter forças pra postar.

      Excluir