quarta-feira, 20 de outubro de 2010

VOLEIBOL: I- O Voleibol ...... II- História do Voleibol.......O Voleibol nos Jogos Olímpicos.......

I- O Voleibol

O Voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos principalmente, ou qualquer parte do corpo, para tocar a bola. Não é permitido carregar ou segurar a bola. Controlada por toques a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa. Por cima da rede que separa os campos de cada equipe.
O voleibol inicia com a bola sendo lançada para o campo adversário por um jogador que se coloca atrás da linha de fundo do seu campo. Este lançamento é chamado de saque. O direito ao primeiro saque ou à posse de bola é decidida por sorteio.
O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia no chão do campo adversário. Quando a equipe adversária não consegue devolver a bola dentro da área de jogo (bola fora) ou quando, utilizando até 3 toques, não consegue devolver a bola, a equipe que fez o lançamento marca pontos.
Quando a equipe que saca erra, seu adversário adquire o direito ao saque, realizando antes um rodízio das posições dos jogadores em quadra. Essa característica torna o voleibol um jogo bastante dinâmico, em que todos devem saber atuar em todas as posições.
Para atingir os objetivos do jogo, é necessário que os atletas de uma equipe passem a bola entre si, utilizando até três toques, de modo que a bola seja lançada para o campo adversário.
Uma partida de voleibol é disputada com 12 jogadores, 6 de cada equipe.
Cada equipe, por sua vez, deve ser composta por 12 jogadores: 6 jogadores, que iniciam o jogo e 6 reservas, que, normalmente, no decorrer do jogo, substituem os jogadores.
Ao entrar em campo, 3 jogadores se colocam perto da rede, estes são os atacantes. Outros 3 se colocam mais para o fundo da quadra, estes são os defensores.
O voleibol é jogado em sets. Quando uma das equipes atinge a contagem de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos em relação ao adversário, completa-se um Set (palavra inglesa que significa jogo, coleção, conjunto). Nas partidas oficiais disputa-se o melhor de 5 sets. Portanto, vence o jogo a equipe que ganhar 3 sets. Uma patida de voleibol não termina empatada. Extra-oficialmente podem ser realizadas partidas disputando-se o melhor de 3 sets.



II- História do Voleibol

O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um desporto de equipe sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente o desporto jogava-se com uma câmara da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.
Inspirado no tênis e desenvolvido para ser um jogo recreativo para senhores, o voleibol era lento e pouco movimentado. Consistia em manter a bola em voleio por cima da rede que dividia a quadra ao meio, a 1,90m do chão. Daí o nome voleibol.
Introduzido nas escolas, logo alcançou grande popularidade e, com a modificação de algumas características, tornou-se um jogo rápido e movimentado, que exige bom preparo físico e técnica apurada.
Em 1947 foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi extendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até à atualidade.
Hoje o voleibol disputa a preferência internacional como um dos desportos mais praticados da atualidade.
Não se sabe ao certo quando o voleibol chegou ao Brasil. Há quem afirme que o Colégio Marista de Pernambuco foi quem realizou a primeira partida de voleibol em solo brasileiro. Hoje temos documentos que provam que o voleibol foi introduzido no Brasil pela Associação Cristã de Moços.
Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA.
No primeiro Campeonato Sul-Americano de Voleibol, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) em 1951, o Brasil ganhou os títulos nas caategorias masculina e femenina. Participando pela primeira vez de uma Olinpíada, em 1964, no Japão, a Seleção brasileira de voleibol classificou-se em sétimo lugar na categoria masculina.
Em agosto de 1954, foi criada a Conferação Brasileira de Voleibol, com a finalidade de regulamentar a prática do esporte no país.
Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado lugar de destaque no voleibol internacional. No masculino conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1988, e se consagrou definitivamente ao chegar à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e na Liga Mundial em 1993. A proeza se repetiu em 2004. No femeinino, conquistou a medalha de ouro pela Grand Prix em 1994, na disputa realizada na Ásia, e medalha de prata no mundial realizadono Brasil em 1994.



Voleibol nos Jogos Olímpicos

III- História do Voleibol nos Jogos Olímpicos

3.1. Origens
O voleibol foi jogado pela primera vez nos Jogos Olímpicos em 1927, como parte de um evento especial onde foram apresentados esportes americanos. Apenas após a Segunda Guerra Mundial, todavia, começou-se a considerar a possibilidade de adicioná-lo ao programa das Olimpíadas, sob a pressão da recém-formada Federação Internacional (1947) e algumas das confederações continentais. Para angariar apoio para esta proposta, foi organizado em 1957 um torneio-exibição durante a 53a sessão do COI em Sófia, Bulgária. A competição foi um sucesso, e o esporte foi oficialmente introduzido em 1964.
A expressão "Torneio Olímpico de Voleibol" é ambígua pois, a rigor, os eventos de voleibol disputados nas Olimpíadas incluem também o voleibol de praia. O termo, entretanto, já era relativamente comum quando esta variante foi incluída no programa dos jogos (1996). Para evitar confusões, costuma-se denominar tais eventos pelo termo "Torneio Olímpico de Voleibol de Praia" - levando em consideração, igualmente, que as regras desta modalidade são diferentes, assim como o processo qualificatório.
O Torneio Olímpico de Voleibol era originalmente uma competição bastante simples, com formato semelhante àquele que é empregado até hoje na Copa do Mundo: cada time disputava uma partida contra todos e os vencedores eram aqueles com um maior número de vitórias ou, em caso de empate, um maior set average ou point average. A principal desvantagem deste sistema - usualmente denominado confronto direto ou round-robin - é que os vencedorem podiam ser determinados antes do final da competição, o que fazia o público perder o interesse nos jogos remanescentes.
Para resolver este problema, a competição foi dividida em duas fases: uma "rodada final" foi introduzida, com quartas-de-final, semifinais e finais. Desde sua criação em 1972, este novo sistema tornou-se o padrão para os Jogos Olímpicos, e é frequentemente chamado "formato olímpico".
O número de times disputando os jogos também cresceu em ritmo constante desde 1964. Em 1996, foram 12 participantes em cada uma das duas modalidades (masculino e feminino), e este número tem se mantido constante nas últimas três edições do evento. Cada uma das confederações continentais de voleibol é representada por no mínimo uma equipe nas Olimpíadas.

3.2. Resultados anteriores (quadra masculino)
As primeiras duas edições do Torneio Olímpico de Voleibol foram vencidas pela União Soviética. Medalha de bronze em 1964 e vice-campeão em 1968, o Japão finalmente conquistou o ouro em 1972. Em 1976, a Polônia conseguiu vencer as finais da competição contra os soviéticos em cinco sets bastantes disputados introduzindo uma inovação: o ataque do fundo, com o jogador saltando sem tocar a linha de três metros antes de fazer contato com a bola.
Em 1980, os times mais importantes de voleibol masculino em escala mundial pertenciam à Europa Oriental. Por esta razão, o boicote americano às Olimpíadas de Moscou não teve o mesmo efeito sobre estes jogos do que teria sobre o torneio feminino. A URSS conquistou sua terceira medalha de ouro olímpica com uma vitória de 3-1 sobre a Bulgária.
Com o boicote de 1984, liderado agora pela União Soviética, os Estados Unidos confirmaram a sua liderança sobre os times do bloco ocidental e conquistaram a medalha de ouro, derrotando o Brasil, então azarão do torneio, nas finais.
O confronto definitivo entre os líderes do voleibol no Ocidente e no Oriente teve lugar em 1988: liderados pelo atacante Karch Kiraly, os Estados Unidos conquistaram sua segunda medalha de ouro, resolvendo a disputa em favor dos americanos.
Em 1992, o Brasil tornou a despontar como uma potência mundial batendo adversários de peso, como a CEI e os EUA, para obter sua primeira medalha de ouro em esportes coletivos em toda a história dos jogos. Finalista nesta edição, os Países Baixos retornaria em 1996 para uma vitória em cinco sets sobre a Itália.
Bronze em Atlanta, a Iugoslávia (atuais Sérvia e Montenegro) sagrou-se campeã em 2000. E em 2004, o Brasil confirmou o seu favoritismo e adicionou ao seu histórico uma segunda medalha de ouro olímpica, batendo a Itália nas finais.

3.3. Resultados anteriores (quadra feminino)
A primeira edição do Torneio Olímpico de Voleibol foi vencida pelo país-sede, o Japão. Seguiram-se duas vitórias em seqüência para a União Soviética, em 1968 e 1972, e então um nova - e última - medalha de ouro japonesa, em 1976.
O boicote americano às Olimpíadas de Moscou deixou muitas equipes importantes de voleibol feminino fora do torneio, como por exemplo o Japão e a Coréia do Sul. Deste modo, a União Soviética não teve qualquer dificuldade em conquistar sua terceira medalha de ouro.
Em 1984, o bloco oriental revidou o boicote da edição anterior, e mais uma vez times importantes de voleibol feminino deixaram de participar dos jogos - por exemplo, União Soviética, Cuba e Alemanha Oriental. Para desespero dos fãs americanos, o time da casa foi derrotado nas finais em sets diretos pela China, uma nação comunista. Com times orientais e ocidentais mais uma vez envolvidos na disputa, as soviéticas conseguiram em 1988 sua quarta medalha de ouro, derrotando as peruanas em uma final histórica na qual chegaram a estar com dois sets de desvantagem.
No ano 1992, uma nova força despontou no cenário do voleibol mundial: organizada sob o nome CEI, a equipe da antiga União Soviética chegou até as finais, mas não resistiu à potência de ataque do jovem time cubano. Sob a liderança das estrelas Mireya Luis e Regla Torres, Cuba terminaria conquistando mais dois torneios olímpicos em seqüência, até hoje o maior número de medalhas de ouro consecutivas obtidas pela mesma equipe na história do voleibol.
Em 2004, a China conquistou pela segunda vez o ouro. Deste modo, as onze edições do Torneio Olímpico de Voleibol disputadas até o momento foram vencidas por apenas quatro times: URSS (4), Cuba (3), China (2) e Japão (2).

3.4. Formato da competição
O Torneio Olímpico de Voleibol tem um formato bastante estável. As seguintes regras se aplicam:
• Doze times participam em cada evento.
• O país-sede está sempre automaticamente pré-qualificado.
• Três times classificam-se através da Copa do Mundo

• Cinco times classificam-se como vencedores de Torneios Qualificatórios Continentais.
• As três vagas restantes são decididas em uma ou mais Qualificatórias Mundiais.
• A competição possui duas fases.
• Para a primeira fase, os times são organizados em duas chaves de acordo com Ranking Mundial da FIVB. O país-sede ocupa sempre a primeira posição do ranking. Cada time realiza, então, uma partida contra todos os outros times em sua chave.
• Quando todas as partidas da primeira fase foram disputadas, os 4 melhores times em cada chave qualificam-se, e os outros dois deixam a competição.
• Na segunda fase, os times disputam quartas-de-final, semi-finais e finais. As partidas são organizadas de acordo com os resultados obtidos na fase anterior, segundo o modelo que é hoje conhecido como "cruzamento olímpico". Sejam os quatro melhores times em cada fase A1, A2, A3, A4; B1, B2, B3, B4. As quartas-de-final seriam então: A1xB4; A2xB3; A3xB2; A4xB1.
• Os vencedores das quartas-de-final disputam do seguinte modo as semi-finais: (A1/B4) x (A3/B2); (A2/B3) x (A4xB1).
• Nas finais, os vencedores das semi-finais disputam o ouro, e os perdedores, o bronze.
• As regras para a convocação de atletas são bastante rígidas. Cada time só pode indicar doze atletas, e trocas fora dos prazos legais não são permitidas nem mesmo no caso de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário